sábado, 17 de março de 2012

[SUGESTÃO DO ALUNO] #6

A aluna Amanda Gomes Costa, sugeriu três links sobre a temática da disciplina;

Vejam:

1 - A periferização causada pela a desigual
urbanização brasileira 
- Autora: Keli de Oliveira Silva, Graduanda em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Maringá - (UEM)

 

Palavra Chave: Urbanização. Segregação. Periferia.


Breve resumo: O artigo procura introduzir o leitor no processo que levou as cidades brasileiras a apresentarem hoje grandes desigualdades entre seus moradores. Logo no início da urbanização, após a Segunda Guerra Mundial, havia grandes expectativas quanto a melhoria na qualidade de vida de todos. A industrialização levou muitos camponeses às cidades em busca de maiores ganhos. Mas estas não foram capazes de atender o aglomerado de pessoas que chegavam. Muitos tiveram que se instalar em moradias desprovidas de infra-estrutura, como cortiços e favelas, e mais recentemente em áreas periféricas ou conjuntos habitacionais, que não dispõem de condições mínimas de habitabilidade e são distantes dos serviços básicos, como o consumo, a saúde e o lazer. A urbanização acabou criando grandes problemas sociais, como o desemprego, a falta de habitação, a criminalidade, entre outros. Este trabalho procura então, fazer um pequeno resgate, baseado em alguns autores, dos conceitos de urbanização, segregação e periferia.  Acessado em: 30 ago. 2011.
 
 
 

2 - O processo de urbanização e o estudo de impacto de vizinhança – (EIV) - Autor: Isaac Ribeiro de Moraes, Mestrando da Universidade Católica de Santos – UNISANTOS, com concentração na Área de Direito Ambiental. Engenheiro formado pela UNESP – Guaratinguetá e Bacharel em Direito pela UNIBAN.

 

Palavra Chave: Estatuto da cidade. Estudo de impacto de vizinhança. Direito Urbano-Ambiental.


Breve resumo: O processo de urbanização trouxe para as cidades dois problemas graves: a exclusão social e a especulação imobiliária. No sentido de reverter a degradação do meio ambiente urbano, o Estatuto da Cidade - Lei Federal 10.257, promulgada em 10 dejulho de 2001, dá ao administrador municipal os instrumentos necessários para planejar a cidade que desejamos e controlar o uso da propriedade, a fim de que não prejudique a qualidade de vida dos cidadãos. Dentre os vários instrumentos estabelecidos na lei, este artigo analisa o Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV, um instituto fundamental para se evitar a implantação de empreendimentos ou atividades potencialmente causadoras de degradação à vizinhança imediata e ao meio ambiente urbano.  Acessado em: 30 ago. 2011.
 
 
 

3 - URBANIZACÃO E IMPACTOS AMBIENTAIS: Uma análise da relação entre as caracteristicas dos espaços urbanos e a população hídrica na Região do Médio Rio Doce (MG) - Autores: Jorge Luís Teixeira Ávila e Roberto Luís de Melo Monte-Mór.

 

Palavra Chave: Poluição hídrica. Rio Doce. Impactos ambientais. Espaços urbano-industriais.


Breve resumo: Pretende-se avaliar, neste trabalho, as particularidades do processo de produção dos espaços urbanos na região do médio Rio Doce e seus impactos ambientais, dando ênfase à análise das relações entre características da estrutura urbana de alguns municípios da região e seus impactos sobre a poluição das águas. Para tanto, serão utilizados dados obtidos junto ao Instituto de Gerenciamento de Águas e Mananciais do Estado de Minas Gerais (IGAM-MG), referentes a diversos parâmetros de poluição hídrica e medição da qualidade das águas. Os resultados da análise indicam que as cidades mais industrializadas, apesar de apresentarem grandes impactos sobre os recursos hídricos, dispõem de melhor infra-estrutura urbana, o que contribui para amenizar estes impactos. Por outro lado, as cidades com maior população urbana e menor grau de industrialização, onde o crescimento da população se deu paralelamente ao processo de industrialização da região, possuem condições deficitárias de infra-estrutura, que resulta em impacto ainda maior sobre os recursos hídricos. Acessado em: 30 ago. 2011.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário